segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Foi um final de semana meio agitado. Mumbai tem sido cada vez menos difícil de aceitar/amar e se tornado cada dia mais querida – muito devo ao guia da Lonely Planet, ao casal de amigos brasileiros e aos conhecidos indianos, em especial ao Aditya Pandya, que tem me explicado as coisas com bastante paciência. Seguem abaixo duas fotos aleatórias de ruas próximas de onde moro:

Obs.: A foto acima comprova que o black & yellow não é sempre de três rodas. Pelo centro da cidade circulam os mais... confortáveis, com 4 rodas e tudo. Abaixo está o ônibus convencional.
Sexta-feira à noite teve happy hour na casa do Rafael, que trabalha comigo. Ele e a esposa têm um núcleo de amigos (brasileiros, israelenses e indianos) bem legais, o que deixou tudo bastante confortável, com direito até à música ao vivo. Alguns estavam bem nostálgicos, já que boa parte do pessoal mora aqui há mais que 3 anos. Acredito que vamos passar o Natal e curtir a feijoada juntos – até tiramos o amigo secreto, mas eu não faço a menor idéia do que comprar.

Sábado foi o dia de dar um jeito no jet lag. Meu horário de sono estava todo alterado e eu tentei, de alguma forma, dormir o suficiente para me acostumar. 

De noite já havia programado o “jantar com o Embaixador" e tudo correu bem. Os convidados foram os brasileiros do Consulado e o local escolhido foi um restaurante francês (o único da cidade). Eu, que não entendo bulhufas de culinária francesa, estava um pouco receosa. Mas foi tranqüilo escolher a entrada, o prato principal, o vinho e a sobremesa no escuro, hahah. Foi um encontro informal e estava tudo bem gostoso. Só foi meio chato perceber que eu era a única da mesa que não falava a língua do cardápio fluentemente... Todos faziam os pedidos em francês e até o atendente encheu meu saco porque eu não sabia falar. Tipo, suuuuper legal (?).

Hoje foi um dia D na minha estadia aqui em Mumbai. Abusei da boa vontade de Pandya e fomos dar uma volta por Colaba – onde eu não pagaria uma fortuna no que eventualmente comprasse; é mais difícil de ser passada para trás na companhia de um indiano.

Fui ao Gateway of India, talvez o único ponto turístico de Mumbai. Havia um mundo inteiro de pessoas – algumas querem te vender coisas de toda natureza. Cheguei a ouvir algo como “você quer atuar em um filme de Bollywood?” – dizem que é normal o turista que vem aqui e paga uma taxa para aparecer de figurante em filme bollywoodiano. Weird. 

Acima a foto do Gateway e abaixo um cinema que só passa filme de Bollywood (em hindi):
Andei pelo mercado a céu aberto de Colaba (a região onde moro, ao sul de Mumbai), que é uma loucura. A maior concentração de badulaque já vista. Por sorte decidi não comprar nada, já que ainda quero voltar com mais calma ao final de viagem.

Almoçamos em um restaurante indiano-internacional bem legal, onde as paredes eram todas pintadas por Mario Miranda, um artista plástico de Goa, pequeno Estado indiano colonizado pelos portugueses. A comida estava ótima, mas HAJA PIMENTA.

Consegui finalmente comprar meu chip de celular – aqui na Índia é uma novela. Tem que ter comprovante de residência e mais um monte de documentos. Agora ninguém tem desculpa além da tarifa caríssima para não me ligar! Hahaha.

Durante a noite resolvi dar um passeio pela Marine Drive, a "Copacabana de Mumbai". O tempo ajudou muito, já que ainda está fresquinho. O pôr-do-sol estava lindo...

Bem, amanhã é segunda e essa semana terei bastante trabalho. Sexta é feriado por aqui e eu já comprei minhas passagens pro Nepal. Espero que seja uma viagem muito boa. 

Aaah, fui convidada para um casamento tipicamente indiano em janeiro e já estou ansiosa! É uma festança de uma semana e terei que usar um sari tradicional. Mágico! Já pensou? Rsrs

Olha a pose da bonita:

Pode?

6 comentários:

aleixooo disse...

Adorei as novidades!

Que tal juntar tudo e fazer um filme bollywoodiano de você com sari casando tradicionalmente no Nepal? Um luxo haha!

Beijocas e bom proveito ^^

Luiza Queirós disse...

hahahah! boa!

mas o filme do final do meu dia de hoje foi entitulado "kingfisher with hookah, no more!" - altas revelações. Mas essa vai para o próximo capítulo.

beeeijos

Unknown disse...

Quero muitas fotos de vc usando sari!rsrs. Certeza q vai ficar divina :)

beta(m)xreis disse...

paredes lindas :)
e, POR FAVOR, seja filmada em bollywood! hahaha

Barto Oliveira disse...

Poxa, você conseguiu ir ver algum filme naquela sala de cinema, não? RISOS

Unknown disse...

gatenhaaaaaaaaa!!!
festa de casamento de 1 semana, vai ser maraaaaaaa
sempre soube do seu futuro como atriz haha
teamooooo
saudades goianas =)
ps: por favor, nao troque de nome e pergunte se pode morrer haha