sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

de segunda a quinta-feira

Tô valendo menos que 1 rúpia indiana por não ter escrito nada antes de vir ao Nepal, mas a primeira semana de trabalho pesado não foi das mais fáceis (eufemismo lindo!).
Obs.: 1 rúpia = menos que 4 centavos.

O Embaixador chegou em Mumbai praticamente junto comigo, ou seja, o chefe é novato. E com isso surgem vários “problemas” que muitas vezes não têm solução rápida, como mudanças abruptas em relação à organização e procedimentos. Fiquei a semana inteira tomando conta disso e, como se não bastasse, o Conselheiro decidiu tirar férias a partir de sexta passada, ou seja, ele queria deixar tudo organizado para sua partida. 

Além disso, estamos vivenciando um clima meio tenso por conta de conflitos entre os contratados locais e um diplomata. Espero que isso acabe logo.

Apesar do trabalho, consegui a proeza de fazer algo bacana todos os dias após o expediente. Desde a saga gastronômica de conhecer todas as comidas do mundo (fui a um tailandês e estou sonhando com ele até agora) até um programa com os meus amigos indianos em Bandra – ótimo bairro da cidade, onde existe uma concentração honesta de barzinhos e restaurantes para sair à noite. É onde moram os artistas e o pessoal mais jovem. Só que... Bandra fica geralmente a 1h de Colaba (onde moro) e eu peguei um engarrafamento “daqueles” para chegar até lá. Os engarrafamentos em Mumbai não são como os do Rio; eles são realmente LOUCOS. Os carros conseguem fazer 6 fileiras em lugares que só possuem 4 pistas, por exemplo. Há a loucura de juntar animais, com milhares motocicletas, bicicletas, carroças, tuk-tuks e carros enlouquecidos que simplesmente ignoram qualquer sinal de trânsito. Além de que, para o motorista local, buzinar é quase como respirar. Ou seja, Luiza em pânico por 2h.

De qualquer forma, valeu muito a pena. Conheci um pessoal muito legal, fiz planos para a semana que vem e percebi que os indianos mais “ocidentalizados” são muito parecidos com os brasileiros; principalmente em relação ao comportamento (até as brincadeiras são iguais!).

Quinta-feira, na véspera da viagem ao Nepal, saí com o Rafael e a Mik e fomos a um italiano aqui do meu hotel que é maravilhoso. Os dois têm me dado a maior força. Combinamos da festa do Natal e pelo visto, vai ser ótima. Quanto ao ano novo, minha programação é: ____

Hoje foi o “Muharram”, o ano novo islâmico, que é um feriado nacional na Índia. Então eu decidi aproveitar meu único final de semana prolongado e viajei para o Nepal. Escrevo agora, sexta à noite, porque houve o “toque de recolher”, que em suma significa que todas as mulheres sozinhas devem voltar para casa. Além disso, amanhã quero começar a andar logo cedo.


Vou deixar a viagem para o texto de domingo, quando voltar para casa, mas seguem algumas fotos tiradas hoje:



As quatro acima são com complexo de Pashupatinath, um grande templo em homenagem a Shiva (todos os dias ocorrem várias cremações - inclusive, eu vi a de uma jovem; os corpos chegam envoltos em rosas e a cremação acontece no lugar público mesmo). As cinzas são jogadas do rio santo - abaixo. Os hinduístas acreditam que dessa forma o caminho para o céu será mais curto. Vale ressaltar que enquanto o corpo é cremado, todos os presentes estão felizes. Sério.


 Minha máquina conseguiu picotar 5 das melhores fotos do dia, mas OK.
Finalmente uma foto comigo!
As três acima são do complexo do Boudha Stupa, um dos monumentos budistas mais sagrados de Kathmandu.

Obs.: Para aqueles que ainda não se deram conta (?), se clicar na foto, ela fica maior :)

Obs 2.: A bandeira do Nepal é tendência. Acho que deveríamos adotar o modelo!


2 comentários:

Barto Oliveira disse...

Poxa, dá um sorriso aí na sua próxima foto.

beta(m)xreis disse...

tamos acompanhando. rs. :)

fotos lindas. e achei tão bacana ter encontrado o bairro dos artistas! hehe :0